sexta-feira, 9 de março de 2018

Forster conhece Indiana Jones

O ator William Osborne interpreta E. M. Forster em The Adventures of Young Indiana Jones: Treasure of the Peacock's Eye.


Um encontro pra lá de insólito. E. M. Forster conheceu Indiana Jones quando o ilustre arqueólogo ainda era um jovem. Foi em The Adventures of Young Indiana Jones: Treasure of the Peacock's Eye (1995), filme para TV exibido em 1995, derivado da série The Young Indiana Jones Chronicles, do canal norte-americano ABC.

O ano é 1918 e o escritor está em Alexandria, no Egito. E. M. Forster (William Osborne) e Indiana Jones (Sean Patrick Flanery) se encontram num hotel chamado Du Nil. Eles são apresentados por Howard Carter (Pip Torrens), o famoso arqueólogo e egiptólogo britânico que descobriu o túmulo do faraó Tutankhamon - no enredo do filme, ele ainda está à procura da famosa tumba. Acompanhado de seu amigo Remy Baudouin (Ronny Coutteure), Indiana está no rastro do Peacock's Eye (Olho do Pavão), um lendário diamante perdido de 140 quilates que pertenceu a Alexandre, o Grande. Para isso, ele usa um mapa que pertencia a um soldado moribundo. Para chegar à preciosa pedra, antes ele precisa decifrar um enigma contido no mapa. A mensagem misteriosa se refere ao maior triunfo alcançado por Alexandre, o Grande. Ao escutar sobre a pretensão do colega arqueólogo, Howard Carter logo diz que E. M. Forster talvez possa ajudá-lo, pois está escrevendo um livro sobre Alexandria. Obviamente, Alexandria: A History and Guide, publicado em 1922. 

A aparição do personagem dura apenas dois minutos e meio, mas vale pela curiosidade. Veja no vídeo abaixo, postado em nosso canal no YouTube (para assistir ao filme completo, clique aqui).


vídeo por E. M. Forster Brasil.

Confira abaixo a transcrição traduzida da conversa entre os personagens. 
Howard Carter - Henry Jones, Jr, é você?
Indiana Jones - Sim, senhor. Mr. Carter...
Howard - Eu digo que já se passaram dez anos. Eu não teria reconhecido você.
Indiana - E este é meu amigo. Realmente um grande amigo.
Howard - Olá. Por favor, sentem-se. Oh, esta criatura empoeirada é E. M. Forster. Ele é um escritor, não um arqueólogo, como provou mais uma vez hoje. 
E. M. Forster - Alguns de nós cavam na sujeira, enquanto outros gostam de cavar nas almas dos homens.
Howard - Quando era apenas um menino, Henry me ajudou em uma escavação no Valley of the Kings.
Indiana - Sim, descobrimos trajes. 
Howard - Sim e você foi bastante útil. Eu poderia contar com alguma ajuda sua, agora que estou procurando o túmulo do rei Tutankhamon.
Indiana - Sério? Bem, seria ótimo. Eu adoraria trabalhar com você novamente... mas Remy e eu estamos em uma viagem de negócios.
Howard - Negócios? Pensei que você iria se tornar um arqueólogo.
Indiana - Sim, senhor. Eu ainda quero isso, mas agora nossos negócios devem exigir toda a nossa atenção.
Howard - Que tipo de negócios?
Indiana - Na verdade, é uma espécie de pesquisa. Estamos tentando descobrir qual o triunfo mais importante de Alexandre, o Grande. Pensávamos que, ao examinar algumas das esculturas, poderíamos descobrir algo. 
Howard - Bem, talvez Forster possa ajudá-lo. Ele está escrevendo um livro sobre Alexandria.
Forster - Uma história e um guia. Eu gostaria de considerar sua visão de conquistar todo o império persa e espalhar o pensamento helênico.
Howard - Essa é a visão romântica.
Forster - Você me chama de romântico?
Howard - Sim.
Forster - Mas tudo bem, eu admito que sou romântico.
Howard - E eu não concordo com você. Eu não acho que o maior triunfo de Alexandre foi sua sede de conquista. Eu prefiro pensar que era algo mais nobre.
Indiana - Mas se você tivesse que escolher um evento, um triunfo em particular que talvez este desenho possa fazer você cogitar...
Forster - Bem, há a união da Grécia ou a travessia do deserto para Suzhou ou o corte do nó górdio.
Remy Baudouin - Alexandre nunca tirava férias?
Forster - Ou está descobrindo o Oásis de Siwa e sendo reconhecido como Filho de Amun... 
Indiana - Deificação.
Howard - Forster, olhando para este desenho não há nada que me venha à mente...
Pensamentos de Indiana - A caminhada de Alexandre e seu exército... cujo maior triunfo é a conquista do novo mundo... o corte do nó górdio... união da Grécia... 
Indiana - Alexandre foi o maior general de todos os tempos. Mas quantos adquiriram o status de deus? Isso deve ser o seu maior triunfo.


Imagens: Capturas de tela do acervo do blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.