quarta-feira, 4 de maio de 2016

Howards End restaurado em 4K

Já imaginou assistir Leonard Bast percorrendo um campo de jacintos e sentir-se capaz de tocar aquele fascinante tapete lilás? Esta experiência ainda não está ao alcance de todos, mas em breve um seleto grupo de espectadores poderá ter tal sensação. 

Howards End, de 1992, passou por um processo de restauração digital 4K e o resultado deste trabalho será apresentado pela primeira vez ao público no Cannes Classics, que faz parte do Festival de Cannes 2016. O evento vai contar com duas presenças ilustres: o diretor James Ivory e a atriz Vanessa Redgrave, que interpretou Ruth Wilcox na adaptação.

A restauração foi encabeçada pela Cohen Film Collection LLC, que em 2015, adquiriu um acervo de 30 filmes da Merchant Ivory Productions. Durante a entrevista em que anunciou a aquisição, o distribuidor e financista Charles S. Cohen declarou que os filmes seriam "restaurados e relançados nos cinemas, provavelmente começando com Howards End". Os apreciadores do clássico podemos alimentar esperanças de ver ou rever o longa nas salas de projeção, talvez em breve.


Abaixo, algumas características da nova restauração:
- Restauração 4K a partir do negativo da câmera original e da trilha sonora magnética, mantidos nos arquivos do George Eastman Museum;

- Restauração digital concluída por Simon Lund, do Cineric Portugal;

- Restauração de trilha de áudio 5.1 por John Polito, da Audio Mechanics, em Burbank, Califórnia;

- Gradação de cor por Deluxe Restoration (Steve Bearman, Mark Bonnici, Graham Jones), em Londres, sob supervisão do diretor de fotografia Tony Pierce-Roberts e do diretor James Ivory.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.