segunda-feira, 2 de maio de 2016

Capas dos livros de E. M. Forster

Minha avaliação pessoal das capas dos livros de E. M. Forster publicados pela editora norte-americana Dover Publications está dividida. Estimo duas das quatro capas, enquanto outras duas não me agradaram. Howards End é a minha favorita, enquanto A Room with a View é um pouco mais, digamos, afortunada que as de Where Angels Fear to Tread e The Celestial Omnibus and Other Tales.
   
                       
    
                       

A Dover Publications é notória por suas reimpressões de clássicos da literatura e geralmente comercializa as obras a preços baixos. No caso dos livros de E. M. Forster, Where Angels Fear to Tread é uma reimpressão da edição William Blackwood & Sons, Edimburgo e Londres, 1905; Howards End é uma reimpressão de uma edição padrão; a coleção de contos The Celestial Omnibus and Other Tales é uma reimpressão da edição Sidgwick & Jackson, Londres, 1911; e A Room with a View, por sua vez, é reimpressão de uma edição de 1908.

Voltando às capas,  as cores e os efeitos soturnos utilizados nas de Where Angels Fear to Tread e The Celestial Omnibus and Other Tales são os motivos que levaram ao meu enfado. No caso do segundo, a capa até corresponde a um dos conteúdos da obra, mas parece tão mal-arranjada. Já as capas de Howards End e A Room with a View, além de agradáveis aos olhos, são condizentes com os enredos dos livros.

2 comentários:

IGOR CXT disse...

Compartilho da mesma opinião sobre as capas. Me encantei particularmente pela capa de A Room With a View, que é belíssima. A capa de Howards End me lembra a da edição lançada pela Globo Livros aqui no Brasil, que aliás, também fez um trabalho maravilhoso com a identidade visual dos livros do Forster, a começar pela escolha de cores, que resume o espírito de cada livro.
Torço pra que alguma editora traga Where The Angels Fear to Tread ou qualquer um dos volumes de contos do Forster até nós algum dia. Li esse primeiro em inglês, e pelo que consegui entender, gostei bastante haha Me lembrou A Room with a View pela leveza.
Quem sabe se a Globo Livros não decide publicar as obras restantes do Forster, junto com uma nova tradução de The Longest Journey... Seria um sonho!
Abraço!

Afonso disse...

Igor,

As capas das edições lançadas pela editora Globo são mesmo caprichadas, com aquelas belas cores e um pouco de alto relevo. Todos os dias em que pesquiso notícias para posts, torço para encontrar alguma sobre o lançamento de uma tradução inédita, mas até agora fiquei só na vontade. Seria excelente se, por exemplo, a L&PM lançasse alguns livros de Forster por aqui. Abraço!

Postar um comentário

Todos os visitantes do blog E. M. Forster Brasil são muito bem-vindos, assim como seus comentários acerca dos conteúdos aqui publicados. As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.